• Rafa Nunes

Cuidar para durar: roupas!

DICAS E CUIDADOS BÁSICOS PRA FAZER SUAS PEÇAS QUERIDAS DURAREM MUITO!

Quem não teve uma brusinha que estragou com pouquíssimo tempo de uso, que atire a primeira pedra! (não senti nenhuma, então acho que esse abençoado ainda não nasceu né?)

Essa #aulinhadequinta é sobre um assunto que permeia a minha vida já ha algum tempo, desde que eu comecei a dar mais valor às minhas coisas - ou seja, quando notei que salário não brota do chão. Como cuidar das nossas roupas direitinho, pra fazer elas durarem mais?



Cuidar melhor das nossas roupas é carinho com nós mesmo e com o planeta!

Pra começar, vale abrir aqui um parêntese pra falar de consciência ambiental: Quanto mais roupa a gente compra/estraga/joga fora, mais lixo. No Brasil, a gente acumula cerca de 175k toneladas de descartes têxteis todo ano. Olha a quantidade de lixo que a gente tá produzindo só pra poder se vestir!


Por conta disso, resolvi deixar aqui algumas dicas de como cuidar melhor do que a gente já tem, evitando compras desnecessárias. É por isso que durante o processo de consultoria de estilo a gente também conversa sobre compras conscientes - minha formação me ensina a dar as mãos e conduzir a cliente por um caminho de autoconhecimento e autocuidado. É preciso que abramos os olhos para o que estamos deixando, de verdade, pro nosso futuro.



PRIMEIRAMENTE - LEIAM A ETIQUETA!

Tudo que a gente compra já vem com manual e instruções de cuidado, e uma olhadinha na etiqueta pode te salvar de fazer uma tremenda burrada na hora da lavagem e colocar a suas peças em "situação de risco". Vai que ela é pra ser lavada à seco e você já tava preparado pra jogar dentro do tanque?


LAVAGEM

Uma das coisas que mais desgasta rosa é excesso de lavagem, e se for feito de qualquer jeito, ainda mais na máquina, é pior ainda. Procure lavar suas peças mais frágeis à mão - pode até aproveitar a hora do banho - ou use o ciclo mais delicado da máquina. Colocar peças mais escuras e silkadas para lavar do lado avesso também ajuda a evitar que haja desbotamento e desgaste.

Quando possível, se a roupa não tá realmente suja, borrife um spray para evitar cheirinhos (receita mais à frente) e coloque a peça pra tomar um "ar" - é bem melhor que colocar pra lavar! As nossas queridas peças em jeans são especialmente resistentes, e o próprio CEO da Levis fala que um pano úmido e secagem ao ar livres sao suficientes para mantê-lo limpo e conservado por anos, mantendo a beleza do tecido e poupando água do mundo. Resumindo - pra manter seu cenas com cara de novo, não lave com frequência.<3


Altas temperaturas


Tecidos como seda, nylon e poliéster são ser sensíveis ao calor. Lembre sempre de checar na etiqueta a temperatura máxima que aquele roupa aguenta, e controle a temperatura no frio e na máquina de lavar, para evitar encolhimento, manchas e queimados. Quando puder, evite o ferro quente e use um steamer a vapor - o risco é menor e o resultado é (quase) equivalente.


Pendurar pra durar

Nas etiquetas você também vai encontrar um jeito certo de dispor as roupas no varal e até nos cabides. Vale deixar aqui uma atenção particular: tecidos elásticos e tramas como o tricô e o crochê costumam deformar quando penduradas, então muito cuidado na hora de secar (na horizontal) e guardar: nada de pendurar em cabide!


desodorante de roupas

Essa receita eu aprendi com as profs da Oficina de Estilo, uso em casa, e gosto muito:

VOCÊ VAI PRECISAR DE:

- 1 borrifador

- 2 xíc. de água

- ¼ de xíc. de álcool 70%

- ¼ de xíc. de vinagre de álcool

- óleo essencial de sua preferência (opcional)

Pra fazer - coloque tudo dentro do borrifador e pronto, acrescentando apenas algumas gotinhas do óleo essencial. Para usar - borrife na roupa inteira ou em regiões que precisam de mais atenção, e deixe secar em local arejado. Prometo pra vocês que depois que ela seca, o cheiro de vinagre some! ;)



finalmente

é como eu falei pra vocês: posso dar dicas de roupas, de cores, de muitas coisas. Mas essa dicas aí em cima são essenciais pro aprendizado de cuidado conosco e com o mundo. Um maiores males que nossa sociedade vive é o consumo desenfreado, então quando aprendemos a conservar melhor o que temos, investimos o que sobra (tempo, $$, energia...) em outras áreas da nossa vida. Que tal menos brusinhas entrando e saindo do armário e mais jantares, viagens, cursos? Vale até poupança pra faculdade do filho ou pra casa nova!

©2018 by Rafaella Nunes - Consultoria de Estilo. Proudly created with Wix.com