• Rafa Nunes

Boas da semana #3

Post de estréia pra trazer pra vocês e deixar registrado coisas legais e inspiradoras que passaram (ou tão passando) pela minha vida essa semana.


O que eu vi

- Histórias Cruzadas (The Help) (2011): Essa semana eu fiz uma das coisas que eu mais amava na época do colégio (uma forma nostálgica de realizar um #tbt) - quando meus professores exibiam filmes em sala de aula. Então, a #aulinhadequinta foi a indicação de um filme que é um dos meus favoritos: Histórias Cruzadas.


Esse filme fantástico, estrelado por Viola Davis, Bryce Dallas Howard, Jessica Chastain e Emma Stone, é um conto de amor-próprio, liberdade e expressão contra a opressão - seja ela da sociedade, dentro de casa, ou até só dentro de você. Ele é baseado no livro "A Resposta", de Kathryn Stockett.


Tentando resumir bastante, posso dizer que o filme conta a história de várias empregadas domésticas negras, durante a época da segregação pela Jim Crow, que encontram suas vozes ajudando uma jovem jornalista aspirante a escrever um livro sobre suas experiências.

Através deste livro, elas podem ser elas mesmas e contar suas - impressionantes - histórias pessoais. São várias as questões que esse filme aborda, pois o arco de cada uma das personagens traz situações com as quais é possível se identificar. Por isso, mesmo sendo de uma leveza e humor deliciosos, ele também consegue fazer o coração doer muitas vezes. Espero que ele encante (ou já tenha encantado) alguns de vocês tanto quando me encanta.


- Summer of 84 (2018): Essa aqui é uma indicação pra quem gosta de filmes de suspense com uma pegada oitentista - um clima meio A Hora do Pesadelo, meio Goonies.

Nesse filme, um grupo de adolescentes (mais especificamente, o protagonista Davey, que também é personagem-narrador) desconfia que seu vizinho policial, o Sr. Mackey, é um serial killer e decide passar o verão investigando e juntando provas, mas conforme eles se aproximam de descobrir a verdade as coisas vão ficando cada vez mais complicadas e perigosas. Não se enganem, ele não é um filme sessão da tarde, tá? Ele tem um "leve aroma" das aventuras dos anos 80, mas realmente é um filme de serial killer.


O que eu li


Vogue, 2015 - Dave La Chapelle.

- É Assim que Acaba (2018, 388p): Foi indicação de uma amiga. Achei interessante, muito facinho de ler, e me identifiquei um bocadinho com a protagonista. É daqueles que você acaba em duas "sentadas" de leitura. É uma história de amor com um final feliz, mas não exatamente como a gente imagina que vai ser. Segue um trechinho da sinopse: "Um romance sobre as escolhas corretas nas situações mais difíceis. Com um livro ousado e extremamente pessoal, Colleen Hoover conta uma história arrasadora, mas também inovadora, que não tem medo de discutir temas como abuso e violência doméstica. Uma narrativa inesquecível sobre um amor que custa caro demais."

- Objetos Cortantes / Na Própria Carne (2018/ 2006, 300p): Mais um livro que foi adaptado para as telas, dessa vez da Tv. Objetos Cortantes, de Gillian Flynn (de Garota Exemplar), está sendo exibida pela HBO e a adaptação está excelente. A própria autora, que também é roteirista, faz as adaptações de suas obras, o que ajuda muito a manter todo o clima de tensão e mistério que ela cria. Ainda assim, no caso de "Objetos", eu prefiro o livro à série. Segue sinopse: "A vida da solitária Camille Preaker em Chicago resume-se a escrever matérias para a editoria de polícia do jornal Daily Post, beber vodca além da conta e torturar-se pelo passado que deixou para trás na pequena Wind Gap, sua cidade natal. É para lá que seu editor a envia em busca de um furo de reportagem. Naquela comunidade ao sul do Missouri, um serial killer faz de crianças suas vítimas." - Faço questão de dizer que, assim como em Garota Exemplar, essa narrativa também tem reviravoltas surpreendentes.

O Que eu Fiz


Museu A Casa, onde acontece a Feira na Rosenbaum esse final de semana. Foto: site oficial.

- Feira na Rosenbaum (de 29/ago a 02/set) - Tá rolando essa semana, lá no museu A Casa, das 11h às 20h, mais uma edição da Feira na Rosenbaum. A curadoria dos participantes, feita por Cris Rosenbaum, é sempre excelente, e se você está afim de conhecer novos designers, artistas e produtores independentes, vale a pena dar uma passada lá. Segue a Lista de quem tá fazendo parte dessa edição do DW! : Fina Oficina / Adriana Valente / Áurea Sacilotto / Renata Porto  / Montageart / Thais Costa / Marcelo Novaes / M.o.a Estudio  / Paola Muller / Suka Braga / Ilud+Tomada / Greghi Design  / Carolina Peraça / R. Portas / Evelyn Tannus / Toco / O Designer Artesão / 12polegadas / Knot / Casa Na Árvore / Fundação Almerinda Malaquias / Greta atelier / Ted Benvenuti / Paula Juchem / Janice Perez / Nina Write / EME Brasil / Estúdio Avelós / U!Dress / Maxime / Carol MacDowell / Adue  / Nuz / Saboaria Brasil / Primeira Folha / Pavio de Vela / Fiel Discos / A Profunda / Dofabio / No Pote Doceria / Comensais / Luiza Velludo / Fabnola / O pão de mel / Pracinha de Portugal.


©2018 by Rafaella Nunes - Consultoria de Estilo. Proudly created with Wix.com