• Rafa Nunes

Boas da semana #2

Coisas legais, interessantes e inspiradoras que passaram (ou tão passando) pela minha vida essa última semana.


O que eu vi


- Social Fabric (2018): uma série documental da @Netflix apresentada pelo excêntrico designer Kyle Ng. Tem como fio condutor o #streatwear, e cada um dos 12 episódios se concentra em uma "parte" de indumentária - jeans, chapéu Fedora, tênis, jaqueta de couro, jóias, terno... até bota de caubói! E é muito interessante não só aprender sobre o surgimento de cada um desses itens, mas perceber como seu uso e sua mensagem de estilo foi se modificando através dos tempos. Meus episódios favoritos foram os sobre o jeans, a camiseta e o sobre a cultura dos tênis - três itens que estão muito presentes na nossa rotina, e que alcançaram um status de "roupa de luxo" que antes seria impensável - com peças impressionantes custando vários milhares de dólares.



- Franca: Chaos and Creation (2016) - Um documentário sobre Franca Sozzani, editora-chefe da Vogue Itália entre 1988-2016. Dirigido pelo próprio filho da (já falecida) editora, Francesco Carrozzini, esse documentário acaba sendo um retrato íntimo da vida e do trabalho de Franca, com depoimentos emocionantes não só dela, mas também de diversas personalidades artísticas que fizeram parte de seu convívio.

Franca era realmente uma "força da natureza", e sua coragem de abordar assuntos polêmicos nos editoriais da Vogue Itália renderam um legado que foi exposto em Milão em 2017.





O que eu li

Vogue, 2015 - Dave La Chapelle.

- Exposição Vogue Itália (Milão, 2017): Não, eu não fui pra Milão em novembro de 2017. Mas no R.29 (um dos meus sites preferidos pra acompanhar novidades) foi publicada uma matéria sobre uma Vogue Photo Festival, que reúniu as fotos mais icônicas e controversas que fizeram parte dos seus editoriais, ainda nos tempos que era comandada por Franca Sozzani (1988-2017). Sexo, preconceito, política, desastres naturais... dizem que devemos evitar alguns assuntos em rodas de conversa, mas Franca não tinha medo de colocá-los nem nas capas da Vogue quando ela estava sob seu comando. Como assisti recentemente um documentário sobre ela que está disponível da Netflix, acabei ficando curiosa e dei de cara com essa matéria. Recomendo uma passeada pela galeria de fotos (controversas e impactantes).

- Swatches de mentira: Mais uma matéria do Refinery 29, mas que dessa vez me deixou indignada: algumas marcas de beleza estão editando ao extremo as fotos de seus produtos de beleza (coisa que elas já faziam), e o pior - não dá nem pra confiar nas fotos dos tão convenientes (e ajudadores) swatches.

O resumo é simples: muito photoshop e pouca variedade REAL de cores. Ou pior, edições que alteram a coloração e podem te fazer comprar produtos com base em fotos que não representam a realidade. Pelo visto, comprar base e corretivo vai continuar exigindo pelo menos uma primeira ida a lojas físicas pra testar.



- VMAs 2018: é matéria, mas eu mais "vi" do que li. A Elle reuniu nesse artigo todos os looks do tapete vermelho do Mtv Video Music Awards que aconteceu esse final de semana. Não que eu pessoalmente tenha gostado de tudo que vi por lá, mas como esses eventos são momentos de lançamentos de tendências, sempre vale dar uma passeada pra se inspirar e ter novas idéias pra looks e maquiagens. Continuo no aguardo do Dia de Beauté postar as fotonas das maquiagens, pra gente poder ver mais de perto.


- Brechós > Fast-Fashion: Uma Matéria do Modices que aborda um estudo ameriano publicado por especialistas de mercado que afirmam que as vendas de brechós, até 2027, devem superar as de fast-fashion (seria esse meu sonho?).


O que eu fiz



Sábado passado (18/08) participei de um bate-papo delicioso sobre conforto ministrado pelos @4.ideias - Fernanda Resende, Dênis Pagani, Vania Goy e André doVal. Todo mês, eles elegem uma temática e fazem esse encontrinho delícia para trocas de idéias e informações sobre o assunto.

Olha oq ue ainda rola esse ano: 29.09 - construir acervos espertos, 20.10 - planejar melhor as compras, 24.11 - brilhar nas festas. Aqui tem mais detalhes sobre cada um, e a inscrição pro próximo já tá aberta.

©2018 by Rafaella Nunes - Consultoria de Estilo. Proudly created with Wix.com